Professor: Leonardo Casanova
Turma: 7° ano (EJA)
Objetivo da atividade: Identificar as figuras geométricas planas e determinar suas áreas.
Descrição da tividade:
Cada
aluno recebeu o material necessário para a construção de seu próprio Tangram,
papel colorido e tesouras, sendo orientado em todas as etapas de construção.
Aluno construindo o Tangram. |
Após
a construção do Tangram, objetivando que os alunos conhecessem o material com o
qual estavam trabalhando, solicitei a eles que separassem as peças em grupos
formados por figuras com a mesma quantidade de lados.
Na
etapa seguinte dessa atividade, para que os alunos conhecessem a relação existente
entre as peças do Tangram, pedi a eles que observassem quantas vezes o
triângulo menor cabia no triângulo maior. Os alunos, sem dificuldade,
sobrepuseram o triângulo menor ao maior e perceberam que o menor cabia quatro vezes
dentro do maior. Durante
essa etapa, percebi que alguns alunos já tinham um conceito formado de razão,
pois responderam que o triângulo pequeno é um quarto do triângulo maior,
demonstrando alguma habilidade em trabalhar com frações. Os alunos fizeram o
mesmo com as demais peças do Tangram, tomando ainda como unidade de medida o
triângulo menor. Todos os alunos executaram essa parte da atividade com
sucesso.
Aluno componto um quadrado. |
Depois
que os alunos observaram a proporção existente entre as peças do Tangram, solicitei
a eles que, utilizando todas as peças do jogo, formassem uma figura, de acordo
com a criatividade de cada um, o que resultou em formas as mais variadas
possíveis como é retratado na figura a seguir.
Casa montada por um dos alunos. |
Após
a construção das figuras com as sete peças do Tangram, solicitei que cada um
contornasse a figura com o lápis e, em seguida, retirasse as peças do Tangram
de cima da cartolina. Em
seguida, solicitei a eles que calculassem a área das figuras, utilizando como
unidade de medida o triângulo menor do Tangram. Tal atividade fez com que cada
aluno criasse uma estratégia diferente para solucionar o problema proposto. Alguns
alunos tentaram compor o desenho com o triângulo, como se fosse um quebra-cabeça.
Eles sobrepunham a figura e marcavam com lápis até completar a figura e
encontrar 16. Outros alunos voltaram com as peças do Tangram para dentro do
desenho, para utilizar as relações que observaram no início da atividade.
Independentemente da estratégia adotada por cada um, eles obtiveram sucesso ao
descobrir que a área do desenho, utilizando como base o triângulo menor do
Tangram, era 16 unidades de área.
Pude
constatar que esses alunos não conhecem o nome de todas as figuras planas
utilizadas na atividade. Eles alegaram não ter estudado geometria anteriormente. A
atividade cumpriu com seus objetivos. Os alunos identificaram as formas
geométricas planas e calcularam suas áreas utilizando mais de uma forma
geométrica como unidade.
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